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O Comum Mortal

O nosso dia pode deixar pouco tempo para ser como idealizamos, principalmente na alimentação! Aqui ficam partilhadas algumas sugestões, na esperança de ajudar mais uns da mesma espécie :')

O Comum Mortal

O nosso dia pode deixar pouco tempo para ser como idealizamos, principalmente na alimentação! Aqui ficam partilhadas algumas sugestões, na esperança de ajudar mais uns da mesma espécie :')

Dom | 26.11.17

Salmão Grelhado com Sementes de Sésamo

Mica

Uma semana de doidos e o clássico erro: ninguem tirou carne do congelador para o jantar :O.

Na verdade acontece com alguma regularidade e, entre um vasto numero de alternativas, a mais utilizada por aqui é mesmo descongelar a carne no microndas, mas hoje não!

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No final do dia sabemos que também é dificil encontrar peixe fresco e nem todos temos um belo salmão no congelador pronto a usar. No entanto, em qualquer esquina encontramos uma loja de congelados e eu tenho a minha de eleição bem perto de casa, felizmente...

 

Então só vamos precisar:

- Lombo de salmão;

- Sal;

- Tomilho;

- 1 Limão;

- Sementes de sésamo.

 

Quanto ao salmão, costumo optar pelo lombo, depois de cortado descongela em menos de nada, não tem espinhas, muito menos gordura comparativamente às postas e é super facil de envolver com as sementes de sésamo. Os medalhões também são uma optima hipotese apesar de ficarem um pouco mais secos.

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Numa travessa temperamos o salmao com sal e tomilho qb, eu pessoalmente prefiro abusar um pouco mais no tomilho e sou bastante apologista de cortar no sal, independentemente da receita... 

Regar de ambos os lados com o sumo de limão, não esquecer que vai ser um importante elo de ligação com as sementes portanto abusar destemidamente. 

Se conseguirem deixar pelo menos uns 10/15 min a tomar o gostinho seria o ideal :)

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Numa taça, de preferência com alguma largura, espalhar algumas sementes de sésamo e cobrir bem as laterais do salmão, pois perdem-se sempre algumas durante a confecção. Nota: é preferivel começar só com algumas sementes na taça e depois ir acrecentando, desperdicei bastante das primeiras vezes...

 

Quanto ao grelhador, normalmente o azeite é o mais utilizado, por aqui preferimos o oleo de coco, funciona perfeitamente para não agarrar, mantém o salmão bastante macio e é um pouco mais saudável (ah, e facilita a limpeza no final :/ ).

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Quanto ao ponto e/ou tempo a manter no grelhador... Bem, eu não costumo deixar muito tempo nem passar demasiado, o salmão é optimo mal passado e se ficar seco, as sementes vão acabar por se soltar. O ideal é ter sempre postas mais finas para que basicamente seja só passar de um lado e de outro em lume médio para ficar no ponto :)

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Normalmente acompanho com arroz e legumes, mais concretamente broculos e cogumelos salteados com alho, enjoy! 

Qua | 15.11.17

Bolinhas energéticas

Mica

As férias a chegar ao fim significa... marmitaas de volta! Portanto, dia de preparar snacks para a semana de trabalho.

 

Uma das hipoteses são estas bolinhas energéticas (sim, também podem fazer em formato de barrita). É uma receita simples e saudavel ideal para os lanches a meio da manhã ou da tarde. Esta especialmente foi um mix de uma receita que já fazia juntamente com algumas dicas da nutricionista.

Bolinhas energéticas

Ingredientes:

- 1 chavena de aveia integral

- 1 chavena de Granola

4 colheres de sopa de manteiga de amendoa

Coco ralado qb

125 ml de água

- Instant whole oats (chocolate flavour) da prozis (têm sempre a opção de usar cacau em pó)

- 2 scoops proteína com ou sem sabor (opcional)

 

Apesar de, neste caso, ser indiferente a marca, deixo aqui a imagem com os ingredientes que usei. A granola é caseira :)

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Rápido e sem grandes complicações, juntar a aveia, a granola, o coco ralado, a proteína e a manteiga de amendoa e misturar tudo. Não se assustem, vai parecer que ainda não tem a consistência necessária para fazer as bolinhas, aí entra a água e não menosprezem a quantidade, um bocadinho a mais e vai ser impossível ganhar alguma forma, até é preferivel ir colocando aos poucos e mexendo (aqui a melhor forma é mesmo com as mãos), assim que perceberem que é possível formar bolinhas, está no ponto!

 

Agora é so fazer com a dimensão que preferirem e deixar no frio, prontas para usar durante toda a semana e sem se estragarem (podem ficar descansados, até 1 mês não vão estragar).

As opções com proteína ou com a aveia instantanea com sabor são só opções, para quem não costuma encomendar ou usar este tipo de produtos a proteína é completamente opcional e não tendo aveia com sabor é so juntar cacau em pó a gosto e está feito!

 

Como referi acima, este é o snack ideal para os lanches do meio da manhã ou da tarde, eu pessoalmente costumo usar na parte da manha por treinar logo antes do trabalho, e por isso, fazer sentido um snack mais proteico :).

 

Espero que gostem!